Estacionamento Rotativo

Birigui

O sistema de zona azul, operado pela ADEFIBI, disponibiliza 963 vagas aos motoristas, distribuídas em 45 quadras da região central. Este sistema visa aumentar a rotatividade das vagas de estacionamento nas ruas. Toda arrecadação é voltada para tratamento de habilitação/reabilitação e ações de assistência social para pessoas com deficiência física no município.

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta: das 8h30 às 17h30
Sábados: das 8h às 12h

Tempo Limite de Permanência

Até 2 horas consecutivas nos setores denominados zona azul

Valores das Tarifas

Em Birigui, são aplicadas as seguintes tarifas:

SETOR PERMANÊNCIA 2 HORAS ZONA AZUL

30 min - R$ 1,50
60 min - R$ 2,00
90 min - R$ 2,50
120 min - R$ 3,00

Quem pode estacionar?

O estacionamento na Zona Azul é voltado a veículos automotores, com indicação por pintura e vagas especiais para idosos e deficientes físicos. Durante o período de tempo previsto no ticket, o motorista pode estacionar seu veículo em qualquer vaga disponível.

Formas de Utilização

Disponibilizamos diversas alternativas para compra do ticket e utilização do estacionamento rotativo em Birigui, confira:

1

Aplicativo Estacione Legal:

Para utilizar a Zona Azul Digital, baixe o aplicativo disponível na App Store (Apple) ou no Google Play (Android).
O usuário deverá possuir uma conta online, criada diretamente no aplicativo, posteriormente poderá efetuar a compra de créditos através de cartões de crédito, débito ou fazer a recarga em um ponto de venda credenciado.
Após abrir o aplicativo, deve selecionar a placa do veículo e o período que deseja estacionar. Simples e Fácil.

2

Monitores da Zona Azul:

Os tickets podem ser adquiridos diretamente com os agentes que monitoram e garantem a rotatividade dos veículos da Zona Azul. Forma de pagamento: somente em dinheiro

3

Pontos de Venda:

Nos pontos de venda credenciados é possível realizar a compra de ticket avulso, efetuar a criação de conta online,  recarga de crédito e fazer o pagamento com dinheiro ou cartão de crédito ou débito. Os endereços podem ser obtidos com os monitores da Zona Azul ou aqui no site.

Dúvidas sobre créditos?

Como faço para comprar créditos pelo aplicativo?

Faça login, acesse a opção ‘Compra de Crédito’ no menu principal, escolha ou digite o valor de recarga desejado e toque em ‘Próximo’. Adicione um cartão ou escolha um que já tenha sido cadastrado e toque em ‘Confirmar Compra’. A partir daí, siga as instruções do aplicativo para concluir a compra.

Meu saldo desaparece quando troco de cidade, porque isso acontece?

Esta situação ocorre porque os créditos adquiridos estão vinculados ao município onde foi comprado, ou seja, ele não migra para outra cidade. Por isso, você terá um saldo diferente para cada município.

Quais são as formas de pagamento do Cartão da Zona Azul?

Agentes da ADEFIBI – apenas em dinheiro
Pontos de venda – em dinheiro e cartão
Aplicativo – cartão de crédito e débito

Consigo ativar meu cartão de débito e crédito em um mesmo cadastro?

Não! Cada função precisa ser habilitada por um cadastro diferente. Portanto, se o seu cartão possui função crédito e débito é necessário realizar dois cadastros com o mesmo cartão, em um cadastro é preciso selecionar a opção débito e no outro a opção crédito.

Quais Bandeiras de Cartão são aceitas para compra de ticket no Aplicativo?

O aplicativo Estacione Legal aceita todas as bandeiras nas compras realizadas com Cartão de Crédito. Já nas compras por Cartão de Débito existem as seguintes opções: Bandeira Visa e Banco do Brasil, Bandeira MasterCard e Banco do Brasil Bandeira Visa e Banco Bradesco.

Preciso de um comprovante das transações do aplicativo, onde consigo?

A opção ‘Extrato’ do aplicativo, permite a conferência das transações que você realizou até os últimos 90 dias. Ali você pode ver os tickets ativados, créditos comprados, créditos recuperados e pagamentos de Avisos de Irregularidade. A opção ‘Extrato’ está disponível no menu principal.

Dúvidas sobre ticket?

Como ativo um ticket?

Você pode ativar créditos pela tela inicial do aplicativo, mas para isso é necessário ter pelo menos um veículo cadastrado e créditos suficientes para ativar o ticket. Basta tocar no botão ‘Ativar Ticket’, escolher o veículo, escolher o setor em que irá estacionar, o tempo do ticket e tocar novamente em ‘Ativar Ticket’. Uma janela de confirmação vai se abrir para que você possa conferir os dados do ticket. Toque em ‘Confirmar Ativação’ e pronto, o ticket ativo vai aparecer na tela inicial. Na compra realizada com um monitor ou em Ponto de Venda o ticket será ativado automaticamente após a compra.  

Quais são os valores e tempo dos tickets?

SETOR PERMANÊNCIA 2 HORAS
30 min – R$1,50
60 min – R$2,00
90 min – R$2,50
120 min – R$3,00

É possível ativar um ticket sem conexão com a internet?

Não é possível ativar tickets caso seu celular não esteja conectado à internet. Por isso, se o aplicativo estiver apresentando constantes mensagens de erro, verifique se a sua conexão está funcionando corretamente.

Ativei um ticket errado, consigo cancelar?

Não é possível cancelar um ticket depois da sua ativação. Entretanto, o município de BIRIGUI permite a recuperação de créditos, saiba mais em “Saí da vaga e sobrou tempo, consigo recuperar meus créditos?

Qual o horário de funcionamento da Zona Azul de Birigui?

SETOR PERMANÊNCIA 2 HORAS:
Segunda a Sexta: 9h às 18h
Sábados: 9h às 12h
Domingos e feriados: Livre

Quanto tempo posso permanecer em uma vaga de Zona Azul?

O tempo máximo de permanência em uma vaga de zona azul é de 2 horas.

Posso ativar um ticket antes do horário de funcionamento?

Sim! Você pode ativar tickets antes do horário da Zona Azul. O ticket vai constar na fila de tickets e quando o horário da zona azul começar, ele ficará ativo e o seu tempo vai começar a correr.

Dúvidas sobre o aplicativo?

Como faço para baixar o aplicativo Estacione Legal?

Basta buscar na loja de aplicativos do seu celular por “Estacione Legal”, clicar no ícone ou nome e realizar o download. O app encontra-se disponível no Google Play e Apple Store.

Não recebi o e-mail de confirmação/recuperação de senha, como resolver?

Após solicitar a confirmação/recuperação de senha, aguarde até 15 minutos. Verifique também sua caixa de “spam” ou “lixo eletrônico”, em certos casos o e-mail acaba encaminhados nelas. Se mesmo assim você ainda não estiver conseguindo receber nosso e-mail, entre em contato com o Suporte do Estacione Legal.

Como faço para alterar meus dados no Estacione Legal?

Você pode alterar seu nome e telefone acessando a opção ‘Meu Cadastro’ no menu principal. Basta fazer as alterações necessárias e tocar em ‘Atualizar Cadastro’.

Esqueci minha senha do aplicativo, o que faço?

Você pode recuperar a sua senha na tela de login. Toque na opção ‘Esqueci a senha’ e informe o e-mail do seu cadastro. Enviaremos um link de recuperação de senha. Caso não se lembre do e-mail entre em contato com o Suporte do Estacione Legal. 

Consigo alterar o CPF cadastrado no aplicativo?

Não é possível alterar o CPF cadastrado. Portanto, caso esqueça os dados de login não será possível realizar um novo cadastro de usuário. Para regularizar o acesso entre em contato com o suporte do Estacione Legal para que as adequações sejam realizadas.

Como faço para alterar minha senha do Estacione Legal?

Acesse a opção ‘Meu Cadastro’ no menu principal, lá você poderá alterar sua senha clicando na aba ‘Senha’. Basta informar a senha atual, digitar a nova senha nos outros dois campos e tocar no botão ‘Alterar Senha’.

Esqueci o e-mail cadastrado no aplicativo, o que faço?

Caso tenha esquecido seu e-mail de login ou inserido um e-mail de forma incorreta no cadastro, entre em contato com o suporte do Estacione Legal para que as adequações sejam realizadas.

Como sei que ativei um ticket pelo Aplicativo?

O aplicativo Estacione Legal está integrado com o sistema de fiscalização dos monitores e agentes de trânsito de Caieiras. Através dessa integração o agente sabe se o veículo consultado tem ou não algum ticket ativo naquele momento.

Existe diferença de preço entre o cartão de papel e o ticket do aplicativo?

Não, os valores presentes no aplicativo são os mesmos cobrados pelo  cartão de zona azul. O aplicativo é apenas uma forma mais rápida e prática de utilização da Zona Azul.

Preciso estar no local para ativar o ticket?

Não, o estacionamento rotativo em Birigui não é fiscalizado por vaga, mas sim pela placa do veículo estacionado. Então você poderá ativar o ticket antes de estacionar ou após estacionado, lembrando que quando ativado o ticket começará a contar, mesmo se você ainda não estiver estacionado no seu veículo.

É possível estender o tempo de uso da Zona Azul?

Sim é possível! Para isso, basta ativar um novo ticket, este entrará na fila e passará a valer quando o primeiro acabar. Atente-se com o tempo de permanência máxima permitida, pois se for ultrapassada você poderá ser autuado(a) mesmo que tenha um ticket ativo.

Quero usar o aplicativo em outra cidade, é possível?

É possível! Na parte superior da tela inicial, há uma barra indicando a cidade selecionada, para alterar basta clicar, escolher a cidade desejada e apertar em OK. Todas as cidades listadas, usam o Estacione Legal para a Zona Azul.

É possível excluir a conta do Estacione Legal?

É possível, porém não é uma opção que pode ser acessada dentro do aplicativo. Caso realmente precise excluir sua conta, entre em contato com o Suporte do Estacione Legal, para que possamos resolver isso pra você.

Dúvidas sobre o veículo?

Quais tipos de placas são aceitos no aplicativo?

São aceitos todos os tipos de placas, mas tenha muita atenção no preenchimento dos números e letras, pois caso conste algum erro o ticket ativo não poderá ser validado pela fiscalização da Zona Azul.

Como cadastrar meu veículo no Estacione Legal?

Basta acessar o menu lateral e entrar em Meus Veículos, clicar em Novo Veículo e preencher os campos solicitados (tipo, placa e descrição). Caso deseje, poderá favoritar o veículo que mais usa.

Digitei a placa errado, como faço para corrigir?

Você pode excluir o veículo com a placa incorreta e incluir novamente o veículo com a placa correta. Para isso, acesse a opção ‘Meus Veículos’ no menu principal, toque nos três pontinhos no canto da caixa azul do veículo desejado e escolha a opção excluir. Depois disso, você pode tocar no botão ‘Novo Veículo’ para adicionar o veículo com a placa correta.

Quais veículos exigem zona azul na cidade de Birigui?

Os veículos que exigem zona azul são os carros, motos e caminhões

Quais são os casos mais comuns de irregularidade da Zona Azul?

As principais irregularidades que podem ser cometidas na Zona Azul de Birigui são: Ausência de Cartão de Zona Azul; Horário do Cartão Vencido; Permanência Máxima Excedida.

Alterei a placa do meu veículo para o padrão MERCOSUL, preciso mudar no Aplicativo?

Sim! Caso a placa do veículo sofra qualquer alteração, como a mudança para o padrão MERCOSUL, ela precisará obrigatoriamente ser alterada no aplicativo. Ao cadastrar a placa nova o monitor/agente fiscalizador conseguirá consultar os tickets ativos pelo aplicativo normalmente.